CMS CÉSAR PERNETTA

Rua Ana Barbosa, 21 - Meier,Rio de Janeiro - RJ,20735-120 ☎ Telefone: (21) 3251-2004 / 3251-2007
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Kátia Silva (CF) Clínica da Família CNES 2708167 - ESF: 01 | ESB: 01
Diretora: Valeria Teixeira Funcionamento:(SPA)Serviço de Pronto Atendimento: 24h Telefone:3111-6717

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 30 de março de 2011

CAMINHADA CONTRA A DENGUE

CAMINHADA CONTRA A DENGUE

Sabedores do importante papel desempenhado pelo servidor público junto à sociedade,convidamos a todos a ingressar na campanha Movimento Carioca de Luta contra a Dengue - Entre Nessa Onda, participando da caminhada organizada por esta Secretaria no dia 02/04.

Serão diversas caminhadas em toda a cidade, cada uma tendo como ponto de concentração a unidade de Saúde na qual o servidor trabalha ou aquela mais próxima da sua residência. O objetivo é estimular em cada cidadão carioca o olhar para a prevenção e incorporá-lo à sua rotina, lembrando que o combate à dengue é dever de todos e deve ser feito durante o ano inteiro.

Horário de encontro: 8h30
Saída: 9h
Retorno: 11h
Repasse das informações: 11h às 12h

Participe e convide amigos e vizinhos para essa caminhada.

sábado, 26 de março de 2011

Algumas Dúvidas Da População Referentes a Dengue

Algumas Dúvidas Da População Referentes a Dengue

O que é a dengue tipo 4?

Existem quatro sorotipos da doença: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Do ponto de vista clínico todos são absolutamente iguais e vão gerar o mesmo quadro. "O que distingue cada sorotipo são pequenas diferenças em suas composições genéticas", diz a virologista do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Rita Nogueira. Mas todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto provocar manifestações mais graves.

O mosquito transmissor é o mesmo?

Sim. Trata-se do mesmo vetor, a fêmea do Aedes aegypti. "O mosquito sempre teve hábitos periféricos, mas com o crescimento das cidades ele se adaptou às zonas urbanas. Portanto, seu alcance hoje é muito maior", diz o infectologista Jean Carlo Gorinchteyn, do Instituto Emilio Ribas. O Aedes é parecido com o pernilongo comum, mas seu corpo é escuro e rajado de branco e ele tem o hábito de picar durante o dia.

Por que só a fêmea do mosquito transmite a doença?

A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimenta de substâncias que contêm açúcar (néctar e seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue. Embora possam ocasionalmente se alimentar com sangue antes da cópula, as fêmeas intensificam a voracidade pela hematofagia após a fecundação, quando precisam ingerir sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação nos ovários. Pesquisadores da Fiocruz apontam que, normalmente, três dias após a ingestão de sangue as fêmeas já estão aptas para a postura, passando então a procurar local para desovar.

Quais são os sintomas da dengue tipo 4?

"Todos os sorotipos apresentam as mesmas manifestações clínicas", diz a virologista Rita Nogueira. Os sintomas, portanto, são: dores pelo corpo e nas articulações; dores de cabeça (com o incômodo localizado acima e atrás dos olhos); febre alta e cansaço intenso. Podem ocorrer ainda náuseas, falta de apetite e dor abdominal. Os sintomas costumam surgir de três a quinze dias após a picada do mosquito infectado. A dengue não vem acompanhada de quadros de espirro ou tosse.

Quanto tempo dura o quadro?

De acordo com especialistas do Ministério da Saúde, a febre costuma durar de três a oito dias. E geralmente o doente leva uma semana para se recuperar. A prostração e a falta de apetite podem demorar até 15 dias para desaparecer. A recuperação costuma ser total.

Quem já teve outros tipos de dengue está imune ao DENV-4?

Não. A imunidade associada à dengue é sorotipo-específica. Ou seja, quando uma pessoa é infectada por um determinado sorotipo da dengue, fica imune apenas contra ele. Deste modo, um indivíduo pode ter dengue no máximo por quatro vezes, cada uma delas causada por um sorotipo diferente.

Como é feito o diagnóstico?

É feita uma avaliação clínica, mas a confirmação se dá por meio do exame laboratorial.

O tratamento da dengue tipo 4 é diferente?

Não. É exatamente igual ao das outras formas da doença. "O sorotipo do vírus não interfere no tratamento, que deve seguir a conduta prevista nos manuais do Ministério da Saúde", diz a virologista Rita Nogueira. "São recomendadas medidas como repouso, hidratação e analgesia. Por ser uma doença viral, não se trata com antibióticos", explica o médico do Instituto Emílio Ribas. Mas é preciso cuidado com antitérmicos e analgésicos: eles não devem conter ácido acetilsalicílico na fórmula, pois essa substância tem efeito anticoagulante, o que pode causar sangramentos.

Como evitar a dengue tipo 4?

Devemos combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Não acumule água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. "Em caso de suspeita de focos de dengue, comunique a vigilância sanitária", diz o médico Jean Carlo Gorinchteyn.

Fonte: http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=5&idnot=45815

sexta-feira, 18 de março de 2011

COMO EVITAR A DENGUE

COMO EVITAR A DENGUE

Combater a dengue é uma tarefa séria que deve ser realizada todos os dias. O mosquito da dengue(Aedes aegypti)se reproduz onde há água parada. Por isso, é preciso eliminar todos os objetos que podem acumular água para evitar que o mosquito nasça.
Cuide de sua casa. Fale com seus vizinhos e caso perceba algo no seu bairro, fale com os órgãos responsáveis do seu município. Estimule seus amigos e vizinhos a fazerem o mesmo.

SINTOMAS DA DENGUE

SINTOMAS DA DENGUE

Os sintomas mais comuns são febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas. Se apresentar dois ou mais desses sintomas, procure uma unidade de saúde e não tome remédios sem orientação médica.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Importância Do Trabalho Em Equipe

A Importância Do Trabalho Em Equipe

O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.
Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho.
Há... coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... os gafanhotos não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).
Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.
As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.
Mas o que é trabalho em equipe?
Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, "é cada um por si".
Um certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a necessidade de um líder para orientá-los. Você cavava o buraco, o segundo não jogou a semente (pois havia faltado), mas o terceiro tapava o buraco e assim prossegue o dia inteiro...
Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente vocês diriam: "nosso colega faltou, vamos ter que substituí-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se não nosso trabalho será improdutivo".
Toda equipe é um grupo, porém... nem  todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso)
Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.
Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.
(Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva)

Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado.
http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-do-trabalho-em-equipe-534401.html

segunda-feira, 14 de março de 2011

“Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação”. Vergara (2003, pág. 42)

“Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação”. Vergara (2003, pág. 42)


A motivação não é um produto acabado, e sim um processo que se apresenta diferente a cada momento da vida. É uma energia interior que impulsiona o ser humano a buscar tudo que almeja. Está presente na vida das pessoas e determina os motivos ou causas que provocam determinado comportamento. No aspecto profissional, significa o grau de disposição para realizar determinada tarefa.
É importante mencionar a diferença que existe entre motivação e estímulo, a primeira vem de dentro de cada um e o segundo vem de fora, como coloca Vergara

“Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação”.(2003, pág. 42)

Para compreender melhor a motivação, é preciso entender que cada pessoa é um ser único, portanto aquilo que motiva uma pessoa, poderá não motivar outra.
É possível citar aqui várias atitudes que os chefes de setores podem tomar, que tem uma grande chance de aumentar a motivação dos servidores, são  elas:
Uma palavra de incentivo,
Uma crítica construtiva feita de forma correta e no momento devido,
Reuniões periódicas para dar oportunidade para que sejam expostas idéias, dúvidas, reclamações,
Ouvir o que cada servidor têm a dizer, e procurar entendê-lo e ajudá-lo da melhor forma possível,
Designar tarefas a cada um, de forma a utilizar todo seu potencial.

Estas são algumas atitudes que podem contribuir para motivar o servidor, que muitas vezes não faz melhor seu trabalho, por pensar que ninguém se importa com isso.

Pedido de licença para tratamento de saúde

Pedido de licença para tratamento de saúde

A partir de hoje, a licença para tratamento de saúde em até 90 dias deverá ser solicitada diretamente em oito postos de atendimento, localizados no Centro, Copacabana, Tijuca, Bonsucesso, Madureira e Campo Grande. A medida está na Resolução SMA publicada nesta edição. Os interessados em obter maiores informação devem ligar para o telefone 2599-4727. Segue abaixo os endereços dos postos de atendimento.

CLINICA RRM - REDE RIO DE MEDICINA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:08:00h ÀS 17:00h DE 2ª A 6ª FEIRA

Centro: Rua Conde Lages, 44 sala 1305
Copacabana: Rua Siqueira Campos, 121 - 9º andar
Tijuca I: Rua Araújo Pena, 62/68
Tijuca II: Rua Araújo Pena, 75
Bonsucesso: Av. Paris, 356
Madureira: Rua Andrade Figueira, 167
Campo Grande I: Rua Albertina, 05
Campo Grande II: Rua Aracaju, 25

domingo, 6 de março de 2011

O QUE VOCÊ ANDA FAZENDO PARA COMBATER A DENGUE?

O QUE VOCÊ ANDA FAZENDO PARA COMBATER A DENGUE?


Todos nós temos o nosso papel na sociedade, onde exercemos a nossa cidadania. A pergunta que estamos fazendo é para você refletir o quanto um insignificante e minúsculo mosquito pode nos prejudicar. Não pense só nos visinhos, pense em si e na sua família. Sabemos que é bonito as flores em um vaso, uma planta, mas o cuidado devemos ter com a beleza é o mesmo com a nossa Saúde. Pense também na piscina, caixa d'água, garrafas, pneus, tampinhas de garrafas, ou seja, qualquer objeto que jogado no meio ambiente pode servir de reservatório de água para as larvas do mosquito     

quinta-feira, 3 de março de 2011

TIPOS DE ATENDIMENTOS

TIPOS DE ATENDIMENTOS


SMSDC - Policlínica César Pernetta
http://www.sms.rio.rj.gov.br/ondeser/imagens/d0.gif

Nome popular: (PAM Méier)
Endereço: Rua Ana Barbosa, 21 - Méier - RJTelefone(s): 2592–2121Área de Planejamento: 3.2
Período de funcionamento: Atendimento 24 horas



Tipos de atendimento prestados ao SUS:
  • Ambulatório de Odontologia
  • Clínica Médica
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Odontologia
  • Serviço Social



Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua R. Ana Barbosa, 21 - Meier,Rio de Janeiro - RJ,20735-120

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 13h

Telefone

(21) 3251-2004 / (21) 3251-2007

Tecnologia do Blogger.