quinta-feira, 11 de agosto de 2016

11/08/2016 - #RIO 2016 - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, CONHEÇA A MEDICINA TRADICIONAL

Hoje vamos falar um pouco da medicina tradicional de São Tomé e Príncipe, esse belo país olímpico!
Ainda é através da medicina tradicional que cerca de 80% da população de países em vias de desenvolvimento assegura os cuidados primários de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde, que instituiu, a 31 de Agosto de 2003, o Dia da Medicina Tradicional Africana.
Em São Tomé e Príncipe a cura de várias enfermidades e moléstias com recurso a plantas medicinais não é exceção.
O segundo país mais pequeno de África, a seguir às Seychelles, é considerado o “el dorado” de muitos investigadores internacionais, sendo mundialmente reconhecido como um dos maiores “hotspots” africanos de biodiversidade, com pelo menos 148 espécies de plantas exclusivas daquele lugar.
A veracidade da ação terapêutica das plantas utilizadas já foi comprovada por investigadores que estiveram no terreno, como Maria do Céu Madureira, que tem sido nos últimos anos um dos rostos de destaque na recolha, sensibilização e difusão (com os devidos créditos) desta riqueza intelectual vigente nas ilhas.
Dados científicos e receitas tradicionais sobre o uso de múltiplas plantas foram publicadas num livro com a coordenação da investigadora em farmacologia e etnobotânica, intitulado “Estudo Etnofarmacológico de Plantas Medicinais de S. Tomé e Príncipe”.
No início de Agosto o Global Voices reportou sobre o projeto documental Soya Kutu (Estórias Curtas) que tem produzido curtas metragens de animação envolvendo um conjunto de “médicos tradicionais”, crianças e jovens.
Os pequenos vídeos contam histórias em torno das plantas medicinais e seus usos tradicionais, valorizando as referências culturais que se lhe associam.
Um exemplo é o prato mais típico do país, Calulu, que contém ervas medicinais com efeitos benéficos para a malária, cólicas, lombrigas, diarreia, desinteria, dor de cabeça, entre outros, como mostra o vídeo “Depois do Dia do Bocado“!






Assista o vídeo:https://player.vimeo.com/video/62914050

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua R. Ana Barbosa, 21 - Meier,Rio de Janeiro - RJ,20735-120

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 13h

Telefone

(21) 3251-2004 / (21) 3251-2007

Tecnologia do Blogger.