sexta-feira, 12 de agosto de 2016

12/08/2016 - #RIO 2016 - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, CONHEÇA A CULTURA DESTE PAÍS

Boa tarde ‪#‎RIO2016‬!
Este mês nossa Unidade irá trazer alguma informações e curiosidades sobre o país São Tomé e Príncipe. Esta idéia foi proposta pela Secretaria de Saúde a fim de interagir com os países visitantes.
Hoje vamos falar um pouco da Cultura de São Tomé e Príncipe!
Culturalmente, S. Tomé e Príncipe insere-se no espaço lusófono, resultando numa mistura da cultura colonial portuguesa e da cultura trazida por escravos e contratados de outros países africanos de língua oficial portuguesa, principalmente Angola e Cabo Verde.
A língua é o Português, mas o Forro desenvolveu-se como uma língua sãotomense e é falado por cerca de 85% da população; a terceira língua mais falada é o Crioulo, usado pelos caboverdianos e seus descendentes.
A religião dominante é a católica, existem também outras religiões minoritárias, principalmente cristãs.
Muitos elementos africanos foram adoptados na culinária, nos costumes, nas crenças e no vestuário. O artesanato local produz objectos de coco, bambu, madeira esculpida ou embutidos, conchas, bonecos de pano, brinquedos de arame e objectos feitos de carapaça de tartaruga (proíbidos no ocidente por ser uma espécie protegida). Os pratos comuns são de peixe, acompanhados de banana frita ou cozida e fruta-pão. Os pratos típicos são o "Calulu", o "Blabla", a "Cachupa" e a "Feijoada".
A dança, a música e o teatro são também manifestações culturais frequentes e interligadas. Produto da partilha cultural entre os povos europeus e africanos reunidos em S. Tomé e Príncipe, vão desde autos medievais de origem europeia a danças como a puita de raízes angolanas, executada em homenagem aos mortos.
A literatura sãotomense também tem produzido os seus autores próprios, como Caetano Costa Alegre, José Ferreira Marques e Francisco José Tenreiro.





0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua R. Ana Barbosa, 21 - Meier,Rio de Janeiro - RJ,20735-120

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 13h

Telefone

(21) 3251-2004 / (21) 3251-2007

Tecnologia do Blogger.