segunda-feira, 14 de março de 2011

“Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação”. Vergara (2003, pág. 42)


A motivação não é um produto acabado, e sim um processo que se apresenta diferente a cada momento da vida. É uma energia interior que impulsiona o ser humano a buscar tudo que almeja. Está presente na vida das pessoas e determina os motivos ou causas que provocam determinado comportamento. No aspecto profissional, significa o grau de disposição para realizar determinada tarefa.
É importante mencionar a diferença que existe entre motivação e estímulo, a primeira vem de dentro de cada um e o segundo vem de fora, como coloca Vergara

“Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação”.(2003, pág. 42)

Para compreender melhor a motivação, é preciso entender que cada pessoa é um ser único, portanto aquilo que motiva uma pessoa, poderá não motivar outra.
É possível citar aqui várias atitudes que os chefes de setores podem tomar, que tem uma grande chance de aumentar a motivação dos servidores, são  elas:
Uma palavra de incentivo,
Uma crítica construtiva feita de forma correta e no momento devido,
Reuniões periódicas para dar oportunidade para que sejam expostas idéias, dúvidas, reclamações,
Ouvir o que cada servidor têm a dizer, e procurar entendê-lo e ajudá-lo da melhor forma possível,
Designar tarefas a cada um, de forma a utilizar todo seu potencial.

Estas são algumas atitudes que podem contribuir para motivar o servidor, que muitas vezes não faz melhor seu trabalho, por pensar que ninguém se importa com isso.

Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua R. Ana Barbosa, 21 - Meier,Rio de Janeiro - RJ,20735-120

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 13h

Telefone

(21) 3251-2004 / (21) 3251-2007

Tecnologia do Blogger.